segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Valores Invertidos!


Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem daescuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce por amargo(Is 5.20)

Os valores éticos e morais encontrados na Bíblia são absolutos einsubstituíveis, porque estão fundamentados na Palavra e no caráter de Cristo.

“Sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores,andando segundo as suas próprias concupiscências” (2 Pe3.3).

A palavra “valor (Normas ou princípios morais que orientam a condutadas pessoas.)” origina-se do latim e significa “ser digno”. “Valores”, no contextodesta lição, referem-se aos princípios éticos e sociais aceitos por uma pessoaou grupo, isto é, ao comportamento humano; suas regras e padrões.

Atualmente, tem havido uma “inversão” desses valores: a ética e a moralcristãs, antes aprovadas pela sociedade, vêm sendo sistematicamentesubstituídas por princípios amorais mundanos. Em 2 Pedro1.3-10, a Palavra de Deus estabelece os princípios éticos, as virtudes evalores necessários à boa conduta dos filhos de Deus.

Ao folhearmos alguns jornais e revistas seculares, constatamos o quantoos valores éticos e morais cristãos têm sido desprezados pela sociedadepós-moderna.

O mundanismo faz constante oposição à Igreja e aos valores cristãos. A sociedade organizada e rebelada contra Deus, temestabelecido suas próprias leis, sem a menor consideração aos mandamentosdivinos. O que temos visto, infelizmente, é o sagrado e o religioso curvarem-seante o profano e o secular; até mesmo em certas denominações evangélicas.

Há uma lista considerável de princípios bíblicos que não apenas foramdesvalorizados, mas ultrajados pela sociedade pós-moderna.

Quanto ao casamento: Atualmente, em algumassociedades, já se aceita a abominável união entre pessoas do mesmo sexo. É umatentado contra a Palavra de Deus, a família e os valores cristãos. O Senhorinstituiu e abençoou apenas a união entre homem e mulher (Gn 1.27,28; 2.22-24).Quanto aos que querem mudar a ordem natural da criação, (Lv 19.22; Rm 1.26-32)serão amaldiçoados. A Bíblia é implacável neste caso: “Vocês não sabem que osperversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nemidólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos... herdarão oReino de Deus” (1 Co 6.9,10 - NVI). Sem falar dos JOVENS praticando a FORNICAÇÃO!

Quanto à família: As virtudes cristãsconcernentes à família estão sendo substituídas por valores anticristãos:filhos que não respeitam os pais; pais permissivos quanto à moralidade; e asubstituição do culto doméstico por entretenimentos perniciosos etc.

 Quanto à igreja: Nesses “tempos trabalhosos”,muitas comunidades cristãs valorizam mais o “ministério” bem-sucedido dopregador que a santidade e o testemunho mantido por ele; mais o marketingministerial do que os verdadeiros sinais do poder de Deus. Pregadores santos etementes a Deus são preteridos por aqueles que buscam o louvor próprio em vezda glória de Cristo.


COMO REAGIR À INVERSÃO DE VALORES

Devemosconfrontar com a Palavra de Deus, os princípios amorais e antiéticos difundidosatravés de filmes, peças teatrais, novelas, músicas e revistas (Hb 4.12; Ez44.23). Certo diretor afirmou que “o cinema e a televisão suplantaram a igrejacomo grandes comunicadores de valores e crenças”. Mas, quais são a estesvalores e crenças? Geralmente, são padrões e crenças anticristãs. A Igreja,“coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3.15), tem como missão, não apenas anunciaro evangelho, mas denunciar os pecados e os valores mundanos dos homens (1 Tm1.18-20).

 Como Igrejado Senhor, temos a obrigação de viver e ensinar os mais elevados princípioséticos e morais do Reino de Deus (Lv 20.7; 1 Pe 1.16). A verdadeiramensagem do evangelho não se conforma aos discursos politicamente corretos, masaos elevados padrões da santidade divina (Mt 5.20, 48; 1 Tm 3.15; 6.11).

O crente (aquele que crer em Deus) além de ensinar e viver os valorescristãos deve denunciar a inversão dos valores, o pecado e os valores mundanos.


A Palavra de Deus são imutáveis e servem de regra para orientar oshomens em todas as gerações (Is 30.21; Mt 24.35; 2 Tm3.16). 
Os princípios, leis ou normas que regem a vida cristã encontram-se nosinúmeros mandamentos morais, sociais e religiosos descritos nas SagradasEscrituras. Podemos afirmar que a base da ética bíblica e dos valores cristãosé o santíssimo caráter de Deus. As Escrituras, nossa única fonte legítima davontade de Deus, expressam a vontade de Deus para o seu povo
Os inúmerosmandamentos éticos e morais da Bíblia revelam a natureza santa, ética e moralde Deus. 

Não deixe que o “ normal ” tome conta da sua vida fazendo com que você continue vivendo um pecado sem FIM! Reflita o que você e a sociedade considera ‘normal ’ e consulte a bíblia! 

Nunca esqueça: Deus é o seu único amigo, é oúnico caminho e a Bíblia é a sua BÚSSOLA.


0 comentários:

Postar um comentário