Gula é o desejo insaciável, além do necessário, em geral por comida, bebida ou intoxicantes.
É considerado um dos sete pecados capitais. Esse pecado também está relacionado ao egoísmo humano: querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça.
A gula é um dos sete pecados mortais e está lado a lado com o orgulho, a inveja e a impureza.
Esse pecado é cometido por muitas pessoas, mas poucas delas reconhecem esse pecado, todavia, a Bíblia condena o pecado da gula abertamente.
Muita gente gulosa condena os outros por seus pecados... Vê um cisco de impureza na vida dos outros, mas ignora e não vê a tábua em seus próprios olhos.
A pessoa gulosa, que come como ninguém, que se empanturra, acha fácil condenar aquele que é escravo da bebida, mas ela mesma não percebe que é escrava do seu próprio estômago.
Ultimamente os Estados Unidos tem sofrido por conta disso... O índice de obesidade é grande por lá!
Porque o materialismo tem provocado a queda de muitos que, satisfazendo seus apetites carnais, têm caído em descontrolados comes e bebes.
O guloso diz: “Comamos, bebamos e alegremo-nos, porque amanhã morreremos”.
Ele só se interessa por isso: em comer, em beber, em viver de farras.
Pessoas assim não dão lugar a Deus e desconsideram a eternidade — pra elas, a vida resume só nessa daqui, elas não pensam no céu nem no inferno... Vivem só para esta vida, por isso que dizem: “Vivemos só uma vez, portanto, vamos aproveitar, vamos comer, beber e farrear”. Se escutar uma pessoa falar isso diga: “Não adote essa filosofia” “Não caia nisso!”
Mas a gula não consiste apenas em se comer demais, em se empanturrar... pode ser o pecado de beber... de embriagar-se...
A gula é a distorção de apetites e desejos naturais e normais...
Então, ficar até de madrugada, em prazeres e em diversões, satisfazendo os apetites da carne, quer em farras com outra pessoas, ou sozinho diante da televisão ou do computador conectado à internet... isso também é gula.
A gula também pode ser cometida e cultuada por casais que não se moderam, que não se controlam em suas relações sexuais...
Quando abusamos do apetite, quando distorcemos o apetite seja la por qualquer coisa, isso é gula e o resultado é certo: sofre o corpo, o espírito e a alma.
Olhe, nenhum indivíduo ou nação, que se entregue à glutonaria ou à embriaguez ou à dissipação, pode contar com a bênção de Deus.
Toda pessoa que vive uma vida descontrolada, porque deixa Deus fora de cena, não permanecerá de pé... será como o Império Romano, que viveu em prazeres, mas desmoronou.
Na Bíblia, o filho pródigo, da parábola contada por Jesus, é um exemplo também desse erro... é um erro bastante comum.
Lemos em Lc 15.14 sobre o filho pródigo, que “Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade “.
Esse rapaz não se dava por satisfeito... então, na sua fome descontrolada por mais prazer, mais diversão, mais isso e mais aquilo, ele chegou ao fim sem ficar realmente satisfeito... Imaginou que podia viver só de comer, beber e fazer farras.
Muitas pessoas não se acham pecadoras... elas se empanturram, se embriagam... desperdiçam horas em frente da televisão ou madrugam em orgias, em farras, têm o seu passado sujo de tanto satisfazer os apetites da carne... mas não se dão conta de que estão cavando a própria sepultura... elas não se arrependem. Vivem na escravidão do próprio apetite.
Mas você não precisa continuar escravo de nenhum apetite.
Se você pode se arrepender do seu pecado, você também pode receber a Cristo em sua vida, e Cristo limpará o seu coração, perdoará o seu pecado...
Cristo mudará a sua vida e vai ajudar você a vencer todo o pecado... a vencer todo o apetite desenfreado...
Cristo mudará a história da sua vida, de uma vez por todas e para sempre!
Qual tem sido o seu apetite descontrolado? De que você tem se empanturrado?
Escrito por: Pr Walter Pacheco da Silveira
Fonte: http://www.sfnet.com.br/~walter.pacheco/walter235.htm
Tema da semana sugerido por: @thaystorress
segunda-feira, 30 de maio de 2011
7 Pecados Capitais - GULA
segunda-feira, maio 30, 2011
No comments
0 comentários:
Postar um comentário