Preguiça é a inatividade de uma pessoa, aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico. Segundo o Dicionário Aurélio, preguiça é definida como: Aversão ao trabalho, morosidade, negligência, moleza, indolência.
Um preguiçoso para a psicologia é uma pessoa sem resistência moral e psicológica para os desafios impostos pela vida. Que busca justificativas sempre externas para a sua falta de ação naqueles momentos decisivos que lhe surgem.
As principais características da preguiça são:
*Sentimento de inveja, que faz a pessoa atingida pela preguiça, culpar os outros pela sua própria inércia, mesmo sendo ele aquele que foge das oportunidades de aprendizado apresentadas pela vida. * Os apelos e cobranças da família ou pessoas próximas feitas para o seu melhoramento, podem gerar mais ressentimento, raiva. Segundo psicólogos, a pessoa prefere “ficar lamentando do que receber amor e conselhos”.
A "cura" da preguiça inicia quando a própria pessoa passa a se sentir constrangida pela situação de inatividade em que se encontra, desejando para si uma vida mais saudável e um convívio mais harmônico com as demais pessoas. Nesta etapa é importante que a pessoa se desvencilhe da imagem de preguiçoso que criou em torno de si, convencendo-se das suas próprias capacidades e aptidões.
É interessante observar que, ainda que Deus tenha poder para fazer tudo, Ele dedicou algumas coisas para nós fazermos. São coisas que Ele não fará por nós porque são coisas que cabem exclusivamente a nós. Jesus poderia ter tirado a pedra que estava em frente ao túmulo de Lazaro. Bastava apenas uma ordem sua, e aquela pedra poderia sair voando. Mas, ele disse: “Tirai a pedra”. O que Ele esta ensinando aqui é que a pedra é para nós tirarmos, é nosso serviço, é nossa parte. O milagre é com Ele.
A ociosidade, a preguiça e a lassidão são atitudes rejeitadas na Palavra de Deus. Antes, a mesma Bíblia apresenta o antídoto para essas atitudes. Cabe a nós a diligência em aplicar à nossa fé, o conhecimento e as ações necessárias para o nosso crescimento pessoal. Diligência implica em esforço pessoal, mas implica também em um sentimento de urgência e habilidade para fazer com que as coisas aconteçam. Deus poderia ter dado a Josué a terra sem que ele lutasse por ela. Bastaria apenas Deus mandar fogo do céu sobre os inimigos. Mas, o que Deus diz ao povo em Josué 23:6:
“Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e cumprirdes tudo quanto está escrito no Livro da Lei de Moisés, para que dela não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda....”. Josué 23.6
Diga a si mesmo e ao seu irmão: Esforça-te para conquistar tudo o que o Senhor coloca diante de ti.
Não iremos vencer na vida sem o mínimo de esforço. Mas quando se toma a iniciativa de dar o primeiro passo, Deus abençoa e promete auxílio a cada passo seguinte.
Que tal da o primeiro passo AGORA?
Tema sugerido por @thaystorress
Texto escrito por: Josias Moura de Menezes
Fonte: http://www.estudosgospel.com.br/estudos/diversos/pecados-capitais-avareza-preguica-e-gula.html
sexta-feira, 1 de julho de 2011
7 Pecados Capitais - Preguiça
sexta-feira, julho 01, 2011
No comments
0 comentários:
Postar um comentário