segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Como vencer os ataques contra a família?


“O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” João 10.10

A instituição família tem sido atacada violentamente. Há diversos inimigos tentando destruir os valores que preservam a família, mas todos eles estão sob o comando do adversário, Satanás, que é o inimigo de nossas vidas e de nossas almas.

O texto citado mostra Jesus dizendo que o ladrão vem para roubar, matar e destruir e, com muita tristeza, vemos isto acontecendo em diversas famílias. O homem tem a imagem e semelhança de Deus, e por isso quer viver em sociedade e de acordo com os planos que Deus projetou para ele, mas o Diabo sabe que quando começa a destruir uma família, as repercussões são grandes e o sofrimento e destruição alcançar muitas pessoas. Quando o relacionamento de um casal ( que é a base de uma família ) , começa a deteriorar e se destruir, veja quantas pessoas sofrem:
Marido e mulher começam a sentir culpa, frustração, e o resultado é um grande sofrimento e angústia; Os filhos sofrem também, porque começam a sentir insegurança; Os pais dos cônjuges também sofrem por verem seus filhos sofrendo e a família sendo destruída; A família, a igreja, a sociedade também serão afetadas pela destruição de um casamento, porque cônjuges desestruturados e filhos desnorteados estarão à mercê de todo o tipo de malefício social, álcool, drogas e sexo fácil, sem falar em quadros psicótico-depressivos ( que é o mal do século ).

“Antes seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça de Cristo” (Ef 4.15)
“Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se” (Tg 1.19)

Deus nos deu um dom muito especial: a comunicação. Ela é fundamental para uma vida em sociedade. No dicionário Michaelis, a definição de sociologia de comunicação é: “ Processo pelo qual idéias e sentimentos se transmitem de indivíduo para indivíduo, tornando possível a interação social”.

Há diversas formas de comunicar. Podemos nos comunicar verbalmente, por intermédio de gestos, olhares, postura, fisionomia, etc. A comunicação é revelação do que estamos pensando.

Neste processo, é muito importante que o comunicador transmita corretamente seu pensamento e que o receptor entenda o verdadeiro sentido.
Separei os textos citados porque a palavra de Deus nos ajuda nesta matéria. É muito importante que a comunicação ocorra sem barreiras nos relacionamento, inclusive conjugal. Que haja entendimento e compreensão daquilo que realmente se quer comunicar.

Devemos "seguir a verdade em amor". Não pode haver mentiras em um relacionamento conjugal e FAMILIAR! Marido e mulher, filhos e pais, irmãos e irmãs devem sempre falar a verdade um para o outro, e isto em amor.

Por sua vez, o apóstolo Tiago apresenta 3 mandamentos que, aplicados no relacionamento conjugal, trarão grande benção a comunicação:

1 - Prontos para ouvir. Isto significa estar com o ouvido aberto e interessado em entender o que a pessoa realmente está falando.

2 - Tardios para falar. Temos uma tendência muito forte de autodefesa, não ouvimos a pessoa e queremos impor nossas ideias. Precisamos ficar calados e somente falar no momento correto.

3- Tardios para irar -se. Não podemos permitir que a raiva tome conta do nosso coração. É importante analisar, não julgar, e perdoar os nossos familiares, inclusive o cônjuge. Não podemos permitir que a raiva tome conta do nosso coração. É importante analisar, não julgar e PERDOAR!

A melhor forma de experimentar a vida plena de um casamento e de uma família abençoada, é conhecendo e aplicando os princípios da palavra de Deus na sua vida. A Bíblia apresenta diversos princípios sobre a vida conjugal e sobre a família, que aplicados na vida trazem segurança e paz.

Eu incentivo você a estudar a Bíblia, ler livros cristãos sobre a família, participar de cursos, encontros, etc., que lhe ajudarão a conhecer a aplicar no dia a dia os ensinamentos na sua familia, no seu casamento, noivado, enfim... na sua vida.

Que Deus mantenha a familia firme, unida e segura. Que haja uma boa comunicação entre os cônjuges e filhos. Que haja compreensão, entendimento e paz nos lares!

Texto escrito por: Pr. Edilson Queiroz
Fonte: Livro - 40 dias de Jejum e Oração em favor da família

:*

0 comentários:

Postar um comentário