" O brasileiro está oficialmente separando as escovas de dente como nunca antes da história deste país. Divulgada ontem pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) , a pesquisa Estatísticas do Registro Cívil aponta que foram formalizados 243.224 divórcios em 2010 um número 36,8% maior do que o de 2009. Para cada mil pessoas com 20 anos de idade ou mais, houve 1,8 divórcios. O número é recorde desde 1984, quando o levantamento de registro cívil começou a ser feito.
Deus é a origem do Amor e de tudo o que existe. Ele é o próprio Amor, a Justiça, a Bondade, a Fidelidade, princípio e fim da vida, a própria Vida na qual todos os adjetivos e superlativos imagináveis, elevados à potência infinita, não conseguem expressar a Sua Personalidade.
Deus nos criou e instituiu o Casamento, que tem por finalidade construir a família, realizando uma Santa e Indissolúvel União entre um homem e uma mulher, dando-lhes a graça de se amarem e manterem viva a chama do amor, vivendo em harmonia, em fidelidade e educando cristãmente os seus filhos.
Jesus confirmou a união, criando o Sacramento do Matrimônio:
"De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, que o homem não separe o que Deus uniu". (Mt 19, 6)
Numa observação mais minuciosa das citações Bíblicas, vemos que o Casamento Religioso é Indissolúvel porque está escrito (que o homem não separe o que Deus uniu); e também, que pelas graças do Sacramento, o homem e a mulher não são mais duas pessoas distintas, mas se unem formando “Um Único Ser” (se tornam uma única carne).
MAS PORQUE OS NÚMEROS DE DIVÓRCIO AUMENTARAM?
O homem e a mulher precisam exercitar com as graças do Matrimônio, um Amor sério e responsável, cultivando o diálogo franco e honesto, a fidelidade, a responsabilidade conjugal, a compreensão mútua, a renúncia em favor do amor, se mantendo unidos na oração, no sofrimento e na alegria.
Sem exceções todos os Casais enfrentam problemas que podem ser dimensionados em duas direções: dificuldades morais, materiais e espirituais que dependem da inspiração e da vivacidade dos dois para solucioná-los; e problemas ocultos e invisíveis que só podem ser solucionados com a ajuda de Deus.
Muitas vezes o Casal não consegue dialogar porque não cultivou este hábito antes do Casamento, nunca se preocupou em se entrosar durante o Namoro e o Noivado!
Precisamos renúnciar em favor do outro, isto porque por sua própria natureza, a renúncia é uma virtude excepcional que demonstra piedade, carinho e um imenso amor; o Casal se preocupar em alcançar um maior e mais amplo conhecimento de Deus, porque "não se ama a quem não se conhece", e evidentemente, se queremos a ajuda Divina, devemos ser amigos e conhecer necessariamente o nosso Deus; e por último, caprichar conscientemente e com total perseverança, no exercício de uma honesta fidelidade entre os dois, isto porque, a fidelidade do casal elimina os ciúmes, aumenta o entendimento mútuo e proporciona o desabrochar um amor sincero e verdadeiro.
Por todas estas razões, não podemos e não devemos viver longe de Deus, porque cada um de nós pertencemos a Ele. Por outro lado, o Senhor não nos deixou órfãos. Ele nos criou e caminha junto de nós, administrando e protegendo a nossa existência. Por isso mesmo é racional e lógico, todas as vezes que necessitarmos, para vencermos nossas grandes dificuldades e os nossos problemas, devemos recorrer a Deus, porque Ele está junto de nós para nos ajudar, porque Ele é o nosso Pai e Criador. Assim, o Casal que ora e procura seguir os preceitos Divinos terá o desejo de sentir diariamente, o carinho e as atenções do Senhor, inspirando as suas decisões, ajudando-lhes nas dificuldades, defendendo-lhes das perigosas e invisíveis tramas do maligno, auxiliando lhes para que unidos pelo amor, eles continuem dedicadamente a cumprir a sua missão existencial.
Fonte: http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/casapladeu.html
:*
0 comentários:
Postar um comentário